"Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso "sensibilidade"
para fazê-la florescer."
para fazê-la florescer."
Oswaldo Montenegro
Projeto Pedagógico
projeto aprovado na Câmara Municipal
de São João Nepomuceno
de São João Nepomuceno
e na Câmara Municipal
de Rochedo de Minas
de Rochedo de Minas
POESIA COMPARTILHADA E MEDITAÇÃO NAS ESCOLAS
obra protegida pelos direitos autorais
e pelas leis de proteção a propriedade intelectual
Autoria : Sandra Suely Teixeira
Introdução:
A violência aumenta a cada
dia em nossa sociedade. E a violência no ambiente escolar, que é um tipo identificado como bullyng, é um dos
comportamentos agressivos observados atualmente nas escolas.
O bullyng é um comportamento
próprio das relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais
frágeis em objetos de diversão e prazer através de “brincadeiras” que disfarçam
o propósito de maltratar e intimidar. Monteiro (2008) afirmou que o bullyng não
é um fenômeno do mundo contemporâneo, mas que somente
agora vem sendo reconhecido como
causador de danos e merecedor de medidas especiais para a sua prevenção e
enfrentamento, pois no cotidiano escolar, enfrentam-se complexas questões
sociais, no qual o conhecimento pedagógico não consegue resolver
sozinho, precisando de saberes de outras técnicas.
Objetivo:
O projeto Poesia Compartilhada e Meditação nas Escolas, é
um projeto simples, que trabalha o aluno
psicologicamente, visando curar suas
dores emocionais, fortalecer a auto estima, resgatar valores e, desenvolver assim, a sensibilidade do aluno para o trato
com as pessoas e a natureza, de maneira
simples e objetiva.
Descrição da ação ou metodologia:
A aplicação deste projeto nas
escolas se dará da seguinte maneira:
1º passo: Aplicar
o exercício da respiração.
Neste exercício o instrutor vai conduzir a respiração dos alunos da seguinte forma:
Neste exercício o instrutor vai conduzir a respiração dos alunos da seguinte forma:
INSPIRANDO E EXPIRANDO
-Entra saúde sai:dor(3 vezes)
-Entra:saúde sai:doenças(3 vezes)
-Entra:poderes sai:fracassos(3 vezes)
-Entra:vigor,vitalidade,vida sai:desânimo,cansaço(3 vezes)
-Entra:sabedoria sai:ignorância(3 vezes)
-Entra:equilíbrio sai:perturbação,insegurança(3vezes)
-Entra:coragem sai:medo(3 vezes)
1.01 Desenvolvendo os poderes do corpo
- O meu aparelho digestivo está sendo oxigenado e está expulsando dores e doenças e respira
- O meu aparelho respiratório está sendo oxigenado e está expulsando dores e doenças e respira
- O meu aparelho urinário está sendo oxigenado e está expulsando dores e doenças e respira
Obs : Essa cumplicidade com a natureza,fortaleçerá o
aluno e trará equilíbrio suficiente.
2º passo: Entrar
com poesias, estimulando
os alunos a interpretá-las como um teatro.
3º passo: Aplicar
o exercício das visualizações, que
fortalecerá imagens sadias do dia a dia
do aluno, assim, o instrutor desenvolverá mentalizações como:
* imagens verdadeiras de prosperidade em casa
* imagens verdadeiras de saúde e proteção
* imagens verdadeiras de ambientes saudáveis
como rios, florestas
ex?
- Nossos rios estão limpos e com muitos peixes
- Minha família, minha casa e meus amigos estão protegidos
- Que a chuva abasteça nossos mananciais mas respeite nossas cidades e lavouras
- Com saúde, protegido e feliz é a imagem verdadeira do------ como é também a imagem verdadeira de todos que por acaso, encontrar com ele
Obs: Princípio defendido pela física quântica já, que essa, segundo Amit Goswami, é a física das possibilidades.
* imagens verdadeiras de prosperidade em casa
* imagens verdadeiras de saúde e proteção
* imagens verdadeiras de ambientes saudáveis
como rios, florestas
ex?
- Nossos rios estão limpos e com muitos peixes
- Minha família, minha casa e meus amigos estão protegidos
- Que a chuva abasteça nossos mananciais mas respeite nossas cidades e lavouras
- Com saúde, protegido e feliz é a imagem verdadeira do------ como é também a imagem verdadeira de todos que por acaso, encontrar com ele
Obs: Princípio defendido pela física quântica já, que essa, segundo Amit Goswami, é a física das possibilidades.
4º passo: Tal como o corpo, para se
desenvolver a forma plena e equilibrada, a mente precisa ser também
treinada, estimulada e desenvolvida.Assim, o instrutor deve desenvolver
exercícios de memorizações. Exemplos?
Estimular exercícios de
memória visual ,auditiva e tátil como:
*descobrir objetos pelo tato;
*tentar descrever um ambiente
qualquer;
*tentar reconhecer o colega
pela voz;
*soletrar de trás para
frente;
*Tentar se lembrar da roupa
que usou de véspera e etc
5ºpasso: Repetir o exercício respiratório
Orçamento:
Precisamos de
orçamentos? Não, nenhum. A ideia inicial é aumentar uma disciplina nas escolas, onde
o instrutor guiará os alunos com criatividade e sensibilidade. E, como conseqüência, a escola pode comemorar a
“SEMANA DA POESIA”, com a presença de poetas do município e outras regiões.
Impacto:
Os resultados deste projeto repercutirão, a longo
prazo, em uma sociedade mais humana e sensível, fortalecendo as relações de
amizade e respeito.
Resultados:
Todos os resultados e
avaliações serão feitos através de relatórios.
Acompanhamento e avaliação do projeto:
Será feito através de
estudos, reuniões e etc
Conclusão:
Entramos, repentinamente, em um mundo acelerado.
A família foi sacrificada e está passando por momentos dramáticos, tendo como principais vítimas as indefesas crianças.
A família foi sacrificada e está passando por momentos dramáticos, tendo como principais vítimas as indefesas crianças.
O projeto Poesia Compartilhada e Meditação nas Escolas, visa diminuir o impacto ocasionado pelo
descontrole da família.Vai inovar e oferecer ao aluno novas áreas de
pensamentos, fortalecer a auto estima e
dará, sabedoria emocional para enfrentar os duros golpes da vida com altivez e
sensibilidade.
Este projeto permitirá também,maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha em sociedade e nasce do desejo sincero de mudar a realidade em que vivemos.
Este projeto permitirá também,maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha em sociedade e nasce do desejo sincero de mudar a realidade em que vivemos.
Formação acadêmica
*2º grau
*inglês intermediário
A poderosa peça continua e eu quero escrever meu verso
( filme Sociedade dos Poetas Mortos)
Não precisa de dinheiro
Pra se ouvir meu canto
Eu sou canário do reino
E canto em qualquer lugar
Em qualquer rua de qualquer cidade
Em qualquer praça de qualquer pais
Levo o meu canto puro e verdadeiro
Eu quero que o mundo inteiro
Se sinta feliz
Tim Maia
Tim Maia
Tim
Pra se ouvir meu canto
Eu sou canário do reino
E canto em qualquer lugar
Em qualquer rua de qualquer cidade
Em qualquer praça de qualquer pais
Levo o meu canto puro e verdadeiro
Eu quero que o mundo inteiro
Se sinta feliz
Tim Maia
Tim Maia
Tim